Produtor
LZ Produções Unipessoal Lda
Sinopse
Poucas figuras da história da música portuguesa das últimas décadas se aproximarão do alcance que Manuel Cruz teve junto de algumas gerações. O sempre aguardado regresso ao Theatro Circo revisitará o seu percurso musical que começou no início dos anos 90 com os inigualáveis Ornatos Violeta, e que viriam mudar o panorama do rock português no final do milénio. Depois de onze anos, dois álbuns, centenas de concertos e uma legião de fãs, em 2002 os Ornatos acabaram, mas Manel rapidamente se lançou a novos desafios, com as bandas Pluto e Supernada e mais tarde Foge Foge Bandido, tendo editado o seu primeiro disco em nome próprio, Vida Nova, em 2019.
Nascido a 16 de outubro de 1974, na cidade de São João da Madeira, Manuel Cruz, frequentou a Escola Secundária Artística Especializada de Soares dos Reis, onde conheceu grande parte dos colegas dos Ornatos Violeta. A sua primeira paixão foi a banda desenhada e durante os seus primeiros 18 anos de vida dedicou-lhe muito do seu tempo, chegando até a fazer algumas exposições, sendo que a música só apareceu depois desse tempo. A par da música, trabalha também, como ilustrador e pintor.
Este ano, após um hiato criativo, Manel Cruz está de volta aos palcos e prepara a chegada de novas canções em nome próprio que Braga terá a oportunidade de conhecer.