Promotor
Câmara Municipal de Setúbal
Breve Introdução
Depois de 6 anos a elevar o espírito da guitarra no Alentejo entre 2014 e 2019, o Guitarras ao Alto está de volta para continuar a celebrar a intemporalidade da guitarra e as novas gerações de guitarristas portugueses. Desta vez em Setúbal, num espaço que não podia ser mais inspirador e apropriado: o rooftop do Fórum Luísa Todi." Vasco Durão, Diretor Artístico do Guitarras Ao Alto.
O regresso do GUITARRAS AO ALTO decorre de 3 Março, até 2 Junho de 2024, potenciado, em parceria, pelo festival SAG - SOAM AS GUITARRAS.
O GUITARRAS AO ALTO – evento emblemático enquanto “laboratório” e espaço de criatividade em torno da guitarra - surge integrado na nova programação do “terraço” do Fórum Municipal Luísa Todi que inaugura este ano uma nova oferta de programação desenhada para este magnifico espaço com vista sobre o Sado.
Esta programação aposta em concertos intimistas de fim de tarde, num cenário de excelência. É assim que, entre e Março e Junho, no primeiro domingo de cada mês, às 18:00, o GUITARRAS AO ALTO sobe ao “terraço” do Fórum Luísa Todi, para 4 altos concertos:
- 03 março: André Santos
- 07 abril: Inóspita
- 05 maio: Homem em Catarse
- 02 de junho: O Gajo
Promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, Fórum Municipal Luísa Todi, o festival GUITARRAS AO ALTO, tem a direção artística de Vasco Durão e produção executiva da GHUDE, em parceria com o Soam As Guitarras.
Cofinanciamento: Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Apoio: Restaurante Sem Horas, Setúbal
Media partner: Antena 1
Sinopse
O projecto O GAJO nasce no Outono de 2016 pelas mãos de João Morais. Depois de quase 30 anos ligado ao Rock e inspirado pelas suas referências da World Music, João Morais, mergulhou nas raízes da música portuguesa e descobriu a Viola Campaniça, um cordofone de raiz tradicional que faz parte da história centenária e cultural Portuguesa. Desde então, a aventura tem passado por diferentes latitudes com uma extensa lista de apresentações ao vivo dentro e fora do país. A sonoridade desta Viola vai florescendo e expandindo o seu potencial a cada disco. Em 2017 surge “Longe do Chão”, em 2019 “As 4 Estações do GAJO”, em 2021 “Subterrâneos”, em 2023 “Não Lugar” e já em 2024 “Terra Livre”, sempre com colaborações surpreendentes. Seja no formato a solo, em trio ou com convidados, O GAJO leva-nos numa viagem por um Mediterrâneo intemporal, orientado pela sonoridade da Viola Campaniça que se expande pelas mãos d’O GAJO.
http://ogajo.net/